O patrão pode obrigar gestante trabalhar 8 horas em pé? Sempre respondo a mesma dúvida de cliente gestante: “Estou grávida e trabalho 8 horas em pé, o que fazer?”
Ficar em pé por muitas horas pode retardar o crescimento do bebê na gestação, você sabia disso?
Pois é, e nós sabemos que existem certos trabalhos em que a trabalhadora precisa ficar em pé para exercer sua função. Muitos homens falam que “gravidez não é doença”. As pessoas não entendem que o corpo muda, que tem o peso da barriga.
Então como proteger a mãe e o bebê?
Como assim proteger a mãe e o bebê? Você pode estar se perguntando.
Eu sempre afirmo que não se deve brincar com a gestante! Porém, infelizmente existem patrões que não tem a decência de tratar uma trabalhadora gestante com o respeito que ela deve ter.
Esses “patrões” fazem com que o trabalho durante a gestação seja sofrido e cansativo, mais do que já é normalmente.
O patrão pode obrigar gestante trabalhar 8 horas em pé? O justo seria mudar a gestante de função para que ela tenha uma jornada de trabalho mais leve ou se não houver uma outra função que pelo menos coloque bancos, cadeiras algo que a gestante possa ter conforto enquanto trabalha para garantir o melhor para o seu bebê.
O patrão tem que investir em ergonomia. Deve-se investir na saúde e segurança da gestante, evitando posições incômodas ou forçadas.
E essa opção mais justa está na CLT!
Então a lei está aí para proteger tanto o trabalhador quanto a gestante no trabalho. Lembrando, não se brinca com uma trabalhadora gestante nesse momento em que ela mais precisa de proteção!
Espero ter colaborado e esclarecido suas dúvidas.
Pedro Rafael de Moura Meireles, Advogado Trabalhista desde 2004.