Moura MeirelesMoura MeirelesMoura Meireles
(62) 3092-8388
contato@mourameireles.adv.br
Setor Bueno, Goiânia-GO
Moura MeirelesMoura MeirelesMoura Meireles
Qual a multa por demitir uma funcionária com estabilidade maternidade?

Qual a multa por demitir uma funcionária com estabilidade maternidade?

Não parece real escutar essa pergunta! Como é possível, nos dias de hoje, que um patrão ou uma empresa tenham coragem de demitir uma funcionária gestante? Isso é um absurdo! Qual a multa por demitir uma funcionária com estabilidade maternidade?

Para uma trabalhadora gestante me procurar e perguntar sobre isso, significa que alguém sem coração deixou essa trabalhadora gestante à míngua!

Isso é um atentado à dignidade da trabalhadora!

A lei assegura a garantia no emprego à empregada gestante, desde a confirmação da gravidez até 5 meses após o parto.

A gravidez é tão importante que a lei garante a estabilidade da gestante no emprego, mesmo que ela não soubesse que estava grávida. Ou seja, se ela estava trabalhando e engravidou, desde o dia que consta como o dia que ela engravidou, ela ganha o direito à estabilidade.

Então, um patrão achar que pode tratar a trabalhadora gestante como uma máquina com defeito, e por isso jogá-la fora, e achar que isso vai ficar por isso mesmo, ele está muito enganado!

A lei garante o bem-estar da mãe e do seu bebê!

A lei está do lado da trabalhadora gestante!

Mesmo que uma trabalhadora gestante peça demissão, estando ela com a estabilidade, ela não poderá ser demitida se esse pedido não for homologado no sindicato da categoria da trabalhadora gestante; ele será anulado!

E assim, a trabalhadora gestante poderá ser reintegrada ao trabalho, ou indenizada por todo o período da gestação até 5 meses após o parto. Como exemplo, caso ela esteja no 4º mês de gestação e seja demitida, ela terá que ser indenizada por 10 meses do seu salário.


E se a trabalhadora gestante não tiver carteira assinada?
A gestante tem direito a estabilidade e proteção mesmo sem carteira assinada.
Não se brinca com uma trabalhadora gestante nesse momento em que ela mais precisa de proteção, a empresa deverá arcar com multa por demitir uma funcionária gestante.


Na dúvida consulte o advogado trabalhista.
Espero ter colaborado e esclarecido suas dúvidas.
Pedro Rafael de Moura Meireles, Advogado Trabalhista desde 2004.

FALE COM UM ADVOGADO TRABALHISTA

At vero eos et accusamus et iusto odio digni goikussimos ducimus qui to bonfo blanditiis praese. Ntium voluum deleniti atque.

Melbourne, Australia
(Sat - Thursday)
(10am - 05 pm)